Como higienizar suas partes íntimas após o xixi

 

As bactérias precisam de calor e umidade para crescer, portanto, manter a área limpa reduz o risco de irritação da pele e da bexiga, além de evitar infecções por fungos. A maneira como você limpa também é importante. Aqui está um guia passo a passo sobre como higienizar suas partes íntimas após fazer xixi.

Como limpar sua vulva depois de fazer xixi

O mais importante primeiro: depois de fazer xixi, você vai querer limpar sua vulva, não sua vagina. A vagina é o canal muscular dentro do corpo. É autolimpante e não precisa ser lavada. Em vez disso, você vai querer limpar a vulva ou as partes externas dos órgãos genitais, como: abertura vaginal, clitóris, lábios e uretra.

Existem dois métodos principais para manter a vulva saudável após urinar. O primeiro é com papel de seda macio e o segundo com água morna. Seja cuidadoso com ambos para evitar a sensibilização e irritação da pele.

Limpeza com lenço de papel

Pegue mais de uma folha de papel de tecido macio, limpe da frente para trás e certifique-se de que a área esteja completamente seca. É importante que você limpe da frente para trás, pois ao limpar no sentido oposto - de trás para a frente - pode espalhar bactérias.

“Cada vez que alguém se limpa depois de urinar, a bactéria do intestino pode ser transferida para a vagina ou uretra se for limpa de trás para a frente”, disse a Dra. Mona Fahoum, médica naturopata, proprietária da Meridian Medicine e diretora de serviços clínicos da Universidade Bastyr.

Limpeza com água morna

Pulverize suavemente a área com água morna. Limpe-se delicadamente com uma toalha. Um bidê ou ducha higiênica é uma boa opção se você tiver acesso a um. “Isso evita o contato com as mãos, não deixando chance para propagação de bactérias”, diz a Dra. Victoria Glass. Certifique-se de se secar com uma toalha e não com as mãos. Além disso, evite sabão sempre que puder. Mas se você usar sabonete, escolha um que seja suave e sem cheiro. “O sabonete pode realmente ser prejudicial e causar irritação, sensibilização e possíveis reações alérgicas”, explicou a Dra. Brynna Connor, embaixadora da área de saúde da NorthWestPharmacy.com.

Outras dicas para limpar suas partes íntimas após fazer xixi

Praticar bons hábitos de higiene genital ajuda a prevenir odores e infecções. Além de tomar banho regularmente, aqui estão algumas dicas para manter seus órgãos genitais limpos e saudáveis:

Use roupas largas de algodão. Tente evitar náilon ou poliéster. O algodão é mais suave, respirável e eficaz em enxugar o suor e outros fluidos.

Troque suas roupas de treino ou maiô assim que terminar. Bactérias e fungos se desenvolvem em lugares quentes, úmidos e escuros, por isso é importante colocar roupas íntimas limpas assim que terminar essas atividades. Além disso, mude sua roupa íntima com frequência.

Não use calcinha a toda hora. Assim você permitirá mais fluxo de ar para os órgãos genitais.

Use antitranspirantes para ajudar a manter a área seca. Existem preocupações sobre uma possível ligação entre o uso de talco nos órgãos genitais e o câncer. Até que mais pesquisas sejam feitas sobre esse tópico, você pode evitar o uso de pó de talco nessa área.

Evite usar sabonetes com produtos químicos agressivos e fragrâncias na vulva. Isso pode atrapalhar o nível de pH natural da vagina.

Quais são os benefícios da limpeza após fazer xixi?

Limpar suas partes íntimas após fazer xixi pode reduzir o risco de infecções e irritações, incluindo: infecções do trato urinário (ITU) e infecções vaginais por fungos. A ITU é uma infecção da bexiga causada por bactérias que entram no trato urinário. Algumas bactérias são boas e mantêm a vagina saudável, mas um crescimento excessivo ou a introdução de bactérias estranhas na área genital pode causar esta infecção.

Existem riscos envolvidos na falta de cuidado de partes íntimas?

Existem riscos associados a hábitos de higiene inadequados. Além de desenvolver uma ITU, as pessoas com vulva também podem desenvolver infecções por fungos. Isso resulta em coceira, inchaço ao redor da vagina e ardência dolorosa ao urinar ou fazer sexo. É mais provável que você pegue de novo se tiver uma vez. Praticar hábitos de higiene saudáveis ​​é um dos primeiros passos para prevenir isso.

Certos produtos também representam um risco. Produtos de higiene populares, como duchas higiênicas ou produtos para redução de odores, podem perturbar o equilíbrio bacteriano natural da vagina, tornando-a mais suscetível.

Um estudo de 2018, da Trust Source, com 1.435 pessoas da Universidade de Guelph, descobriu que o uso de produtos de limpeza íntimas em vulvas aumentou o risco de infecções bacterianas em 3,5 por cento. Aumentou também o risco de desenvolver uma ITU. Para se limpar, limpe a área com água morna ou sabonetes suaves e sem perfume.

Quando devo consultar um médico?

Alguns casos de sintomas genitais não requerem uma visita ao médico. Praticar hábitos de higiene saudáveis ​​costuma ser suficiente para reduzir ou eliminar o odor.

Consulte um médico imediatamente se você tiver: dores repentinas, um aumento na frequência urinária, odor forte ou fétido, dor ou ardor ao urinar, coceira ou vermelhidão da pele, sangue ou secreção na urina ou na roupa íntima, erupções na região genital, sensação persistente de esvaziamento incompleto da bexiga. Manchas vermelhas, com coceira, escamosas ou com bolhas claras são outra preocupação. De acordo com Fahoum, essas saliências podem indicar que você tem uma infecção fúngica na pele ou dermatite alérgica.

Limpar suas partes íntimas é um processo passo a passo simples que não leva muito tempo. Isso evita a formação de odores desagradáveis ​​e reduz o risco de infecções e irritações na pele.

Certifique-se de falar com um médico se sentir ardor, erupções cutâneas ou necessidade frequente de urinar.

 

Fonte: healthline.com