Com que frequência devo renovar minhas lingeries?

 

A cada estação, tendemos a reavaliar nossos guarda-roupas, comprando novas roupas e filtrando peças desgastadas que apresentem sinais de desgaste. Mas quando foi a última vez que você abriu a gaveta de roupas íntimas e pensou em largar algumas calcinhas surradas?

Como poucas pessoas veem nossas calcinhas e sutiãs, tendemos a pensar nelas com menos frequência do que o resto de nossas roupas, e não é incomum as pessoas se agarrarem as suas peças por vários anos - ou mesmo décadas. Mas isso é saudável? Pedimos a especialistas que nos dessem informações sobre a frequência com que você realmente deveria substituir sua roupa íntima.

“Sua roupa íntima está em contato próximo com sua pele e, mais especificamente, com suas áreas íntimas por longos períodos de tempo”, diz a médica especialista em saúde íntima, Dra. Shirin Lakhani, da Elite Aesthetics. “Como resultado, leva muita pele morta dessas áreas, bem como bactérias - tanto as bactérias saudáveis ​​e naturais que todos nós temos, quanto as bactérias mais prejudiciais que podem ser resultado de infecções e DSTs.”

Lakhani acrescenta que mesmo que você lave regularmente suas lingeries e elas saiam com aspecto e cheiro de fresco, podem não estar tão limpas quanto você pensa. “A pesquisa sugere que mesmo lavar sua roupa íntima em uma máquina de lavar nem sempre a livra completamente de bactérias como a E.coli”, comenta ela. “Embora a maioria das bactérias não prejudique você, existem algumas que, ao longo do tempo, podem resultar em doenças como infecções do trato urinário, irritações e secreção.”

Por esse motivo, Lakhani diz que recomendaria trocar suas calcinhas pelo menos uma vez por ano, mas acrescenta que há algumas exceções, por exemplo, “pares de calcinhas que você usa constantemente para atividades físicas, como na academia, provavelmente devem ser descartadas com mais frequência.”

 

A regra de lavagem 50

Se achar que é confuso pensar em trocar de roupa íntima em termos de um determinado período de tempo, você pode seguir a regra de 50 lavagens.

“Jogar fora sua lingerie depende de quantos pares você realmente tem”, ressalta Narendra Pisal, ginecologista consultora da London Gynecology. Enquanto uma pessoa pode usar e lavar os mesmos três pares de calcinhas em rotatividade, outras podem ter dezenas em suas gavetas, o que significa que estão sendo usadas com menos frequência.

Isso significa que alguns pares se desgastam mais rapidamente do que outros. “Eu diria que um máximo de 50 lavagens para uma calcinha de algodão seria suficiente”, diz Pisal. "Mas, obviamente, se sua roupa íntima estiver causando irritação na pele ou estiver rasgada, você pode precisar fazer isso mais cedo."

 

Fonte: The Independent