Como afastar infecções por fungos no nosso verão?

 

Grande parte do país está passando por dias quentes e úmidos de verão. E com esse tipo de clima, é importante manter as regiões íntimas arejadas. O efeito colateral desgastante dos dias quentes de verão são infecções fúngicas. Fungos adoram ambientes quentes e úmidos. E, se você mantém sua roupa íntima úmida na maior parte do dia, corre um risco maior de contrair uma infecção por fungos.

Mas, primeiro, o que é uma infecção por fungos? Chamada candidíase genital, esta pequena infecção desagradável é fruto de um crescimento excessivo de fungos na vagina. Agora, é bom lembrar que já temos, naturalmente, bactérias na vagina - bactérias "boas" que a mantêm fresca e equilibrada.

Os sintomas de uma infecção por fungos incluem coceira e/ou queimação ao redor da vagina e dor durante a relação sexual ou micção.

Aqui vão algumas dicas para manter seu pH vaginal equilibrado e se sentir fresca e sem coceira.

Deixe respirar.

Calcinhas de algodão são melhores porque o algodão é um material respirável. Se você se exercitar ou suar profusamente, certifique-se de tomar banho depois. Se você saiu para uma noite divertida, tente tomar banho antes de dormir e dormir sem calcinha para permitir a ventilação. Se você for à praia ou nadar, troque o seu traje úmido o mais rápido possível e coloque aquela calcinha de algodão seca.

Fique longe de fragrâncias, sprays corporais, perfumes e sabonetes com aromas.

A melhor maneira de se limpar é com água morna e sabão suave e sem perfume usado durante os banhos. Além disso, nunca use sabonete DENTRO da vagina, use apenas sabonete FORA da vagina.

Não use ducha na vagina.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças do governo americano relatam que as mulheres que fazem ducha podem ter um risco maior de desenvolver doença inflamatória pélvica em comparação com as mulheres que não fazem ducha. A ducha espalha infecções vaginais existentes – é mais provável que você tenha infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis.

Mantenha cuidados especiais.

As infecções fúngicas e algumas infecções sexualmente transmissíveis compartilham sintomas semelhantes, como uma sensação de queimação ao urinar. Se você estiver praticando atividade sexual desprotegida, é importante consultar seu médico e obter exames laboratoriais para determinar a causa dos sintomas e tratá-los de forma eficaz.

Tome o medicamento prescrito.

Se o seu médico diagnosticar você com uma infecção por fungos, ele provavelmente irá prescrever um fluconazol oral, que é tomado por via oral (evite durante a gravidez), ou um supositório ou creme vaginal antifúngico. De nenhuma maneira é recomendável a compra de remédios sem prescrição porque você pode estar se diagnosticando erroneamente e, se você usar esses medicamentos sem a infecção, pode levar a uma infecção "resistente" muito difícil de tratar.

 

Aviso: Este texto não fornece soluções para problemas médicos e/ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

Fonte: Healthy Women