Existe significado para a cor da lingerie na Festa de Ano Novo?

 

Dizem que a calcinha pode determinar sua sorte nos próximos 12 meses, e algumas pessoas seguem essa linha todos os anos.

Volta e meia ouvimos que nossos planos para a Festa de Ano Novo raramente dão o tom para o ano que vem. Ainda assim, há uma superstição que manteremos em mente ao dar boas-vindas a 2022: a cor da nossa calcinha, que dizem determinar o tipo de sorte que uma pessoa terá no ano vindouro.

Todos nós temos alguma ideia de que o comportamento supersticioso é irracional. Stuart Vyse, autor de "Believing in Magic: The Psychology of Superstition", destaca: "Quando estamos procurando maneiras de aumentar nossa sorte, frequentemente vemos conexões que não existem."

Devido ao viés de confirmação, as pessoas tendem a olhar para os dias em que a camisa da sorte lhes deu uma grande fortuna e ignorar os momentos em que não funcionou. Elas também são mais propensas a interpretar evidências ambíguas, como seu time favorito jogando bem, mas perdendo o jogo, como suporte para suas teorias supersticiosas.

Também não é surpresa que o comportamento supersticioso possa ser problemático. Pode criar medo onde não havia nenhum antes ou até mesmo substituir comportamentos ativos e mais produtivos. Pior ainda, pode se manifestar como um ritual do qual as pessoas se tornam dependentes.

No entanto, apesar dos aspectos negativos, existem alguns benefícios reais em ser supersticioso. Ele pode criar resultados reais - não por meio de mágica, mas por meio da psicologia.

Isso ocorre porque as superstições mudam a maneira como as pessoas se comportam, diz Jane Risen, Professora Associada de Ciências Comportamentais da Booth School of Business da Universidade de Chicago. Sua pesquisa sugere que participar de um ritual em uma situação de alta ansiedade pode fazer as pessoas se sentirem menos ansiosas e, portanto, ter um desempenho melhor do que outras. "Acreditar que você tem sorte pode melhorar o desempenho em uma tarefa que exija habilidade", explica Vyse.

As superstições fornecem benefícios psicológicos significativos porque nos dão uma ilusão de controle, especialmente em situações incertas. Donald Saucier, Professor de Ciências Psicológicas da Universidade Estadual do Kansas, diz: "Acreditamos que podemos influenciar os eventos, quer realmente possamos ou não". Com essa sensação de poder, podemos gerenciar emoções difíceis, como as geradas por inseguranças.

De qualquer forma, se você, como nós, está pronta para começar 2022 com um gesto a mais de esperança, dê uma olhada nos significados de cada cor de roupa íntima e então se prepare para dar asas aos seus projetos e desejos antes da meia-noite.

 

Calcinha branca

Use-a se: você deseja mais paz e tranquilidade. Quer seja o seu trabalho, família ou a pandemia sem fim estressando você, este é o seu lembrete para respirar e confiar que o futuro nem sempre será tão tenso.

 

Calcinha preta

Use-a se: você estiver pronta para assumir o comando ou recuperar algum controle sobre sua vida. Preto significa potência e é também uma das cores mais clássicas. Fara você se sentir mais efetiva, organizada e indica que você não veio brincar. Você tem seus objetivos. Agora, concentre-se e vá buscá-los.

 

Calcinha nude

Use-a se você: tem foco na família e na segurança. Nude também indica uma abordagem mais colaborativa, atenciosa, aberta e sensível. É visto como uma cor que representa um desejo de estabilidade, ordem e simetria, através de uma vibe pacífica. Se encaixa também para as pessoas mais amigáveis, acolhedoras, modestas e confortáveis, sem trocadilhos, em sua própria pele.

 

Calcinha rosa

Use-a se: você está pronta para sentir o amor, em todos os sentidos da palavra. O rosa não é tão forte quanto o vermelho; essa cor é mais doce e harmoniosa, como um abraço realmente gostoso de um grande amigo. Na verdade, usar essa cor pode inspirá-la a fazer planos mais concretos com seu grupo de pessoas indispensáveis ou, por exemplo, planejar um drink com seus amigos de trabalho. As possibilidades estão abertas.

 

Calcinha cinza mescla

Use-a se você: busca se relacionar com o mundo ao seu redor com segurança e equilíbrio. É uma cor forte e estável, criando uma sensação de estabilidade emocional e autocontrole. Ela ressalta a sua capacidade intelectual e visionária, além da modéstia. Para as batalhadoras, mas que também não são entediantes.

 

Calcinha azul

Use-a se: seu objetivo este ano é comer melhor, malhar mais e fazer mais pausas para relaxar a mente. Esta cor é sobre bem-estar, então use-a como um lembrete para ouvir o seu corpo e fazer da sua saúde uma prioridade.

 

Calcinha verde

Use-a se: você está com vontade de uma aventura ou, pelo menos, uma mudança de cenário. Obviamente, verde significa natureza, mas também significa vida. Remete a uma situação cheia de possibilidades e um sentimento de liberdade.

 

Calcinha amarela

Use-a se: você espera aumentar sua conta bancária em 2022. Essa cor significa dinheiro e riqueza, então talvez você finalmente consiga o emprego dos seus sonhos ou obtenha a promoção que esperava no ano que vem.

 

Calcinha vermelha

Use-a se: você está com vontade de experimentar mais amor e romance. Talvez você esteja pronta para um novo relacionamento ou simplesmente cansada da solteirice. Talvez você goste de passar mais tempo com sua cara-metade e realmente possa usar esse impulso extra. Diz-se que o vermelho traz paixão.

 

Fontes: Instyle, Insider e Color Psychology