É ruim dormir com sutiã?

 

Dadas as muitas questões em torno do tópico, achamos que pode ser útil ter alguns especialistas em saúde da mama para avaliar se isso pode ou não ser prejudicial à sua saúde. Alerta de spoiler: não é. Tentaremos esclarecer os principais pontos sobre a saúde da mama quando você dorme.

 

É benéfico dormir com um sutiã?

Depende! Você acha os sutiãs confortáveis? Se sim, é benéfico dormir com eles. Na verdade, de acordo com o especialista em fertilidade e obstetra certificado Dr. Lucky Sekhon, dormir com um sutiã pode reduzir o desconforto relacionado ao inchaço da mama - seja devido a mudanças hormonais, ingurgitamento durante a amamentação ou no período de desmame.

Por mais maravilhoso que seja o conforto, sabemos que você também deve estar se perguntando se usar sutiã para dormir pode ajudar a evitar que os seios percam elasticidade e, por fim, caiam um pouco em relação à posição atual.

“Embora algumas mulheres possam se sentir mais confortáveis ​​usando sutiã para dormir, não há prova de que o apoio contínuo durante a noite tenha qualquer efeito significativo no tecido mamário”, disse a cirurgiã de mama do Bedford Breast Center, Dra. Heather Richardson. “Tem havido tentativas de provar e refutar que usar um sutiã salva os ligamentos internos da fadiga com seu suporte ou que impedir os tecidos de ‘trabalhar’ para se sustentar os torna muito fracos e macios.” Mas, no fim de tudo, ela diz que parece que a boa genética, junto com os padrões de amamentação, tem muito mais influência sobre como o formato e a aparência dos seios são mantidos ao longo do tempo - não se você usa sutiã para dormir ou não.

 

Efeitos colaterais de dormir com um sutiã

Assim como não há grandes benefícios em dormir de sutiã, também não há grandes efeitos colaterais negativos. “Ao contrário dos rumores comuns, dormir com sutiã não prejudica a circulação sanguínea, não causa câncer de mama, e muito menos retarda o crescimento dos seios”, diz Sekhon.

Embora usar sutiã para dormir não possa causar sérios problemas de saúde, a CEO e fundadora da okko, Phoebe Kunitomi, ressalta que isso pode causar problemas de pele em potencial. “Usar um sutiã sujo pode acumular óleo, suor e bactérias e resultar em irritação da pele - durante o dia e à noite”, diz ela. Por causa disso, sempre que você usar um sutiã - para dormir ou não - é importante lavá-lo regularmente para evitar tais problemas.

 

E quando você não está dormindo?

Agora que você sabe que dormir de sutiã não pode afetar positivamente ou negativamente a saúde dos seios, você pode estar se perguntando se o mesmo se aplica ao uso de sutiã durante o dia. E, apesar do que muitas empresas de lingerie querem fazer você acreditar, Richardson diz que, além de questões estéticas, não há razão para pensar que você precisa usar um sutiã na tentativa de evitar problemas mais sérios com a saúde dos seios.

Então, mais uma vez, tudo se resume ao conforto pessoal. Isso é especialmente verdadeiro se você for mais corpulento. “Para aquelas com seios maiores, usar sutiã pode ajudar com dores nas costas e pescoço, no entanto, alguns apontam que a postura tem mais influência sobre as dores do que o tamanho e peso do tecido mamário em si”, Diz Richardson. “Usar sutiã ou não pode nos fazer sentir mais constrangidos sobre nossos seios e como as pessoas nos veem, o que se traduz em outras áreas de postura e conforto”.

E, embora seios maiores possam estar na cabeça de quem pensa, vale a pena mencionar que, como Richardson aponta, mulheres com seios muito grandes podem ter mais benefícios em usar sutiã, já que o tecido entre a parte inferior do seio e a parte superior do abdômen evita que a umidade fique presa, o que poderia causar potencialmente o crescimento de leveduras e fungos na pele. 

“Os sutiãs geralmente se esticam com o tempo, então você deve comprar um que permita maiores ajustes conforme os materiais envelhecem”, diz Richardson. “A maior parte do trabalho feito por um sutiã é na faixa ao redor do peito, não nas alças, então um ajuste sólido, mas não estrangulante, é o que você deve buscar.”

 

Os melhores sutiãs para dormir

Agora que todos os mitos foram desmascarados, você pode não querer mais usar sutiã para dormir. No entanto, se você achar que a compressão é reconfortante, você ainda pode optar por fazê-lo. Se for esse o caso, Sekhon diz para procurar um sutiã macio, flexível e sem aros. “Dormir com um sutiã apertado que aplica pressão na pele pode causar perturbações no sono e irritação nos seios e na pele”, explica ela.

 

Será que alguém achou que o Dr. Sekhon se referia ao tipo de sutiã de algodão da Cotonner? Fica o toque.

 

Fonte: Byrdie